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Habilidades sociais mais procuradas nos profissionais

    De acordo com a pesquisa “Habilidades 360º: América Latina 2020″, as habilidades sociais e emocionais são muito relevantes no mercado de trabalho atual, talvez mais até do que imaginamos. Também chamadas de “soft skills”, as habilidades socioemocionais mais relevantes para o mercado são: (i) trabalho em equipe, (ii) resolução de conflitos e (iii) comunicação assertiva.

    O trabalho em equipe é muito importante para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa ou instituição. Saber ouvir e respeitar a opinião dos outros é uma forma de manter os objetivos da equipe, independentemente das circunstâncias. A resolução de conflitos é muito procurada porque perfis que saibam enfrentar e reagir aos problemas que possam surgir é estratégico em momentos de crise – e eles são mais frequentes do que imaginamos. Mesmo que no momento não saibamos como reagir, o interesse em encontrar uma solução rápida e realiza-la é fundamental. Por fim, a comunicação assertiva é importante para mantermos bons relacionamentos no nosso dia a dia, permitindo melhorar a interação com as equipes, entregar bons feedbacks e desenvolver projetos com interação. De acordo com a pesquisa, as áreas que mais buscam essas habilidades são as áreas de vendas, comércio, recursos humanos e operações.

    Mas, lembre-se: isso não significa que outras áreas não exijam o desenvolvimento de tais habilidades.