Skip to content

Profissões em alta

    De acordo com o Guia do Estudante, e baseado em pesquisas do Linkedin, as profissões mais promissoras para 2020 no Brasil estão relacionadas à tecnologia, internet e automatização. A crise provocada pela Covid-19 deixou evidente que algumas das reais necessidades do Brasil são: o acesso à internet, às tecnologias digitais de ponta e à automatização de processos. Tudo isso para que o home office seja viável. Assim, quem tem interesse em Publicidade, Propaganda e Marketing, não tenha medo, porque a gestão de redes sociais, principalmente ligada a marketing digital e publicidade, é a profissão número 1 do ranking do Linkedin, com maior oferta no mercado de trabalho.

    Logo em seguida, temos as engenharias relacionadas à cibersegurança nas áreas de tecnologia da informação e serviços, software de computadores e serviços financeiros (neste último, principalmente os que estão relacionados com instituições financeiras). Em terceiro lugar, temos os representantes de venda, que se relacionam com o curso de Marketing, Gestão de Pessoas, Relações Públicas e similares. Assim como todos os outros listados anteriormente, as empresas que mais procuram por esses profissionais são as de tecnologia da informação e de serviços.

    O próximo da lista são os cientistas de dados, seguido pelos engenheiros de dados e especialistas em inteligência artificial, que estão primordialmente relacionados aos O próximo da lista são os cientistas de dados, seguido pelos engenheiros de dados e especialistas em inteligência artificial, que estão primordialmente relacionados aos cursos de ciência da computação, engenharias, ciência de dados, programação e, mais recentemente os cursos de ciência de dados.

    “Apesar de ser considerada uma profissão do futuro, o primeiro curso de Ciência de Dados no Brasil surgiu apenas em 2018. Anteriormente, o mercado buscava contratar profissionais da área da Engenharia e da Computação. Por isso, as universidades e faculdades brasileiras começaram a criar os seus próprios cursos de Ciência de Dados para começar a desenvolver esse tipo de profissional. Nessa graduação, o estudante aprende técnicas de extração, armazenamento e análise de dados, utilizando Big Data e Data Science. Com o Business Intelligence, o estudante também aprenderá como utilizar essas informações para avaliar quais são as melhores decisões para determinado empreendimento.” (Guia da Carreira).

    Por outro lado, as ocupações que não se relacionam com tecnologia, mas que, também, continuam em alta: investidores day trader da bolsa de valores (muito cuidado com essa daqui, hein?!), investimentos no mercado de capitais e consultor de investimentos (assessores que trabalham na bolsa de valores). Esse ramo é conhecido pelas altas remunerações obtidas pelos profissionais que atuam no setor. No entanto, o conhecimento de mercado e de empresas é fundamental para se ter bom desempenho na área. Outras ocupações em alta são os motoristas de aplicativos, como iFood, Uber, Rappi e empresas de transporte e logística.

    Lembrando que, os cursos mais tradicionais como medicina, enfermagem, psicologia, auxiliar de logística, gestão e empreendedorismo (correlatos com a área de economia e administração), engenharias e direito continuam também com alta valorização no mercado de trabalho!